Mídia & Notícias

Acompanhe os principais destaques de cada categoria.

Negócios na internet exigem cuidado extra

Categoria: E-Business | Artigo

O comércio eletrônico não para de crescer e gerar oportunidades de negócio. De acordo com a consultoria especializada em e-Bit, no primeiro semestre as vendas online no país superaram R$ 10,2 bilhões, registrando acréscimo de 21% sobre igual período do ano passado.
 
A facilidade de entrada no setor deve continuar atraindo empreendedores, apostam os especialistas. Para ter sucesso nos negócios, porém, é preciso redobrar os cuidados, já necessários, de maneira geral, quando se abre um negócio.
 
Em primeiro lugar, recomenda Márcio Cots, advogado especializado em direito aplicado à tecnologia da informação, os empreendedores devem atentar para a prestação de informações aos consumidores. "Tem de ser claras, ostensivas e objetivas. Nas compras por internet quando não há um vendedor ao lado e o produto não está à mão, o consumidor tem mais chances de se equivocar. E, se, ficar insatisfeito, pode exigir devolução do dinheiro ou troca da mercadoria.Numa eventual disputa, as relações de consumo protegem o cliente", destaca.
 
Segundo o advogado, este é um erro que os empreendedores cometem com grande frequência. Para evitar problemas uma ideia é fazer vídeos explicativos, reduzindo os riscos de mal-entendidos. A dica vale especialmente para quem oferece produtos ou serviços inovadores. "As empresas acabam se focando muito na área comercial e esquecem de se proteger legalmente", diz o advogado. Márcio Cots sugere ainda outras precauções para dar consistência ao negócio; abertura formal da empresa; estudo tributário; registro de marcas e pagamento de licenças.
 
A formalização da firma isola os riscos do negócio do patrimônio pessoal do empreendedor. O acompanhamento tributário indica o melhor regime a se adotar. Os empreendedores devem evitar o lucro real, mas este permite a compensação dos investimentos, que podem ser abatidos do imposto devido. "Uma vez que os desembolsos sejam neutralizados, é possível pensar em ir para o Simples."
 
Finalmente, Cots aconselha cautela na contratação de cooperativas de trabalho: "Verifique se o prestador cumpre todos os requisitos legais para evitar problemas".
 

POSTAGENS RELACIONADAS

A REGULAMENTAÇÃO LEGAL DO E-COMMERCE NO BRASIL

Sempre que escrevo sobre o e-commerce no Brasil gosto de citar alguns números que expressam a importância dessa atividade em nossa economia. Recentemente se fecharam os números referentes ao ano de 2013. Segundo o relatório semestral publicado pelo site E-bit o faturamento do comércio eletrônico brasileiro no ano passado...

MARCO CIVIL : INFORMAÇÃO EM RISCO?

Com proteção aos dados dos internautas, empresas correm risco de perderem conhecimento sobre clientes...

O QUE FAZER QUANDO SEU FILHO VAZA VÍDEO ÍNTIMO NA INTERNET?

O caso ganhou repercussão nacional: uma mãe de Belo Horizonte, Minas Gerais, aplicou uma surra no filho adolescente depois de saber que ele filmou um vídeo íntimo feito com a ex-namorada e que a gravação acabou...

MARCO CIVIL DA INTERNET E SEUS EFEITOS SOBRE O E-COMMERCE

Foram dois anos e meio de discussão e uma intensa participação dos usuários da Internet brasileira até chegar à sanção da presidente Dilma Rousseff. O projeto de Lei 2.126 de agosto de 2011, conhecido como Marco Civil da Internet, entra em vigor no país a partir de junho e promete garantir segurança e privacidade dos dados trafegados na web....

CHARGEBACK PODE IR PARA OS TRIBUNAIS

Comerciantes e credenciadoras de cartões estão nos tribunais para discutir quem deve suportar prejuízos gerados por fraudes no comércio eletrônico. Apesar de constar nos contratos que a conta deve ficar com os lojistas, trib...

DOUTOR MÁRCIO COTS PARTICIPA DE PALESTRAS E EVENTOS NOS EUA.

Doutor Márcio Cots esteve nos Estados Unidos e participou em diversas palestras e eventos, dentre eles o Fueled Collective.